Instrumentos Musicais

Home > Instrumentos Musicais

Instrumentos de A a Z

K

Fotos de instrumentos musicais curiosos no Pinterest

INSTRUMENTOS MUSICAIS QUE NASCEM DE SONHOS E BRILHAM COM SEUS SONS NA REALIDADE!

Alguns instrumentos curiosos


Clique aqui para ouvir
Tambor de aço 

O tambor de aço é originário de Trinidad e Tobago. O seu som característico nos evoca a atmosfera de uma ilha, sendo muito usado nas músicas caribenhas.

No vídeo, você irá ouvir a música “Time”, do Pink Floyd, em solo de tambor de aço.. 


Clique aqui para ouvir
 

Cítara

A cítara é um instrumento de cordas que vem da Europa e pode ser ouvido em várias canções folclóricas da Áustria, Hungria, Eslovênia e Croácia. Seu nome vem da Grécia Antiga, e possui origem em comum com o violão e o sitar indiano.

No vídeo, você vai ouvir o tema musical do filme “O Terceiro Homem”, ao som da cítara..


Clique aqui para ouvir
 

Tabla

A Tabla é um instrumento musical muito popular nas culturas da Índia e Paquistão; É formada por dois tambores de tamanhos diferentes – um pequeno, que faz sons agudos e breves e outro maior, que faz um som profundo e único.

O vídeo mostra várias técnicas empregadas para tocar a tabla.


Clique aqui para ouvir
 

Trompa dos Alpes

A trompa dos Alpes é um instrumento musical tradicional da Suíça, parecendo-se com uma trompa de caça gigante e com um cabo alongado. Ela possui variações sonoras bem limitadas, mas seu som é forte e pode ser ouvido a quilômetros de distância entre as montanhas. Antigamente, era usada para transmitir sinais entre aldeias alpinas.

No vídeo, o instrumentista Cody Baumgretner apresenta a sua versão da “Macarena”.

 

 

Clique aqui para ouvir

 

Harmônica de Vidro

Este singular instrumento musical foi criado pelo inventor e estadista Benjamin Franklin. É formado por uma série de tigelas de vidro de diferentes tamanhos que produzem um som cristalino e delicado.

No vídeo você ouvirá a “Dança das Ameixas Açucaradas” (de “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky), tocada com harmônica de vidro.


Clique aqui para ouvir
 

Calimba

A calimba é um antigo instrumento musical africano feito com uma tábua de madeira e teclas planas de metal, que criam uma sonoridade complexa e bonita.

O vídeo mostra um mágico solo de calimba. 


Clique aqui para ouvir
 

Khaen

O khaen vem do Laos, sendo também comum no norte da Tailândia. É feito com quatro flautas de taquara unidas ao mesmo bocal. A combinação das flautas cria um som singular e músicas altamente complexas.

O vídeo mostra um jovem estudante tocando o khaen. 


Clique aqui para ouvir
 

Rackett

O racket é um instrumento musical europeu inventado na Idade Média, provavelmente, em Veneza. Apesar do seu tamanho relativamente pequeno, ele produz um som baixo e profundo, podendo, também, emitir dois sons diferentes ao mesmo tempo.

O vídeo mostra um instrumentista apresentando a sonoridade do racket.


Clique aqui para ouvir
 

Theremin

O theremin é um instrumento musical eletrônico criado em 1919 por Léon Theremin, um cientista russo. É considerado o primeiro instrumento que não é tocado com mãos, boca ou pés. Para produzir sons, é preciso aproximar ou afastar as mãos das duas antenas, que controlam a altura e força do som. Seu som é famoso por ter sido usado para fazer a sonoplastia dos “discos voadores” nos filmes antigos.

O vídeo mostra Peter Fringle tocando ‘Somewhere Over the Rainbow’ no theremin. 

Clique aqui para ouvir  

Hurdy Gurdy

O hurdy gurdy é um instrumento de cordas que utiliza uma roda em lugar de um arco para criar atrito nas cordas. Foi inventado no século 11, na Europa Central.

O vídeo mostra Mathias Loybner tocando um solo no hurdy gurdy.


Clique aqui para ouvir
Cuíca

A cuíca é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molh

ado e pressionando a parte externa da cuíca com dedo, produzindo um som de ronco característico. Ela tem origem na África e pode ser ouvida no samba brasileiro.

No ví

deo você vai ver Osvaldinho da Cuíca demonstrando seu talento e habilidade com este instrumento.

Fonte: Anita G. H.

ASSOCIAÇÃO DE LUTHIERS DO BRASIL 2017 ~ desenvolvido por tr3zetrintaeum